Estratégia de marketing de conteúdo - Guia definitivo [2022]

As melhores ferramentas grátis para melhorar o seu SEO!
Aug
6

Estratégia de marketing de conteúdo - Guia definitivo [2022]

08/06/2022 12:00 AM por SokoteMedia dentro Marketing de conteúdo


Uma estratégia de marketing de conteúdo bem formulada certamente o aproxima de seus objetivos. O marketing de conteúdo online tem tudo a ver com o processo de atrair, engajar e encantar os consumidores em potencial em seu mercado-alvo. Portanto, você precisa aprimorar um guia de marketing de conteúdo eficaz para obter os resultados desejados.

A elaboração de uma estratégia de marketing de conteúdo nova e exclusiva precisa de intensa pesquisa e exploração do mercado-alvo. Por aqui, você também precisa ter em mente que marketing de conteúdo e otimização de mecanismos de busca (SEO) combinam melhor. O marketing de conteúdo começa definindo o público e descobrindo quais são seus problemas.

O que é Marketing de Conteúdo?

O processo de marketing de conteúdo envolve planejamento, criação, publicação e compartilhamento de conteúdo utilizando diferentes canais, como sites, mídias sociais, aplicativos, publicações impressas, comunicados à imprensa, blogs e muito mais. O objetivo básico é alcançar seu público-alvo para aumentar o reconhecimento da sua marca.

As táticas de outbound marketing não são mais relevantes. Eles não podem ressoar com as aspirações do público. É importante construir uma narrativa forte em torno de sua marca. Há também a necessidade de narrar uma história; acabará por afetar a forma como o seu público o percebe. Você também precisa tornar seu conteúdo personalizado, envolvente para seu público.

O fim do marketing não é separável das ciências comportamentais e da fisiologia humana. No entanto, empurrar seu público-alvo para consumir conteúdo não é a opção certa. Em vez disso, produzir conteúdo valioso para o público engajá-lo com sua marca é a chave para se destacar do resto.

Os quatro elementos da estratégia de marketing de conteúdo

Existem basicamente quatro elementos de práticas recomendadas de marketing de conteúdo concretas e eficazes. Do posicionamento da marca ao business case, plano estratégico e proposta de valor de mídia, todos esses elementos devem ser tratados com cuidado, pois não podem ser tomados como garantidos. Você precisa de um curso de ação sólido para executar esses elementos.

4 Elementos do Marketing de Conteúdo:

1- Posicionamento da marca

A parte integrante de um guia de marketing de conteúdo online é o posicionamento da marca . Quanto mais definidos forem sua marca e produto, maiores são as chances de que ele forneça uma experiência consistente ao seu público-alvo. Ele também irá ajudá-lo a construir a imagem certa para sua marca. Você precisa definir e ter uma abordagem clara antes de formular a estratégia. A primeira coisa que você precisa saber é sobre seus consumidores existentes e potenciais. Você precisa estar bastante consciente ao fornecer o conteúdo consumível para corresponder às aspirações do seu público. Além disso, também é necessário definir com qual experiência exatamente eles desejam interagir. Ele permitirá que você determine qual é a linha de base principal da sua marca.

Além disso, você também precisa definir o que sua marca oferece em termos de valor exclusivo. Junto com isso, é importante determinar qual é a solução que seus produtos ou serviços oferecem aos consumidores ou clientes. Por fim, há também a necessidade de adotar uma postura diferenciada, oferecendo algo que seus concorrentes não oferecem.

2- Plano de Negócios

A linha de base de um plano de negócios é fornecer valor ao público. É devido a esse fato que o valor é parte integrante de uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida. Aqui, você precisa identificar as metas de negócios e descobrir como o conteúdo exclusivo pode ser um catalisador para aproximar você dos objetivos definidos. Além disso, você também precisa alocar os recursos necessários para investir na elaboração de uma estratégia sólida.

Se você elaborou um caso de negócios bem organizado, entenderá melhor os custos, riscos e benefícios de uma estratégia de marketing de conteúdo online. Além disso, certamente terá um impacto positivo no crescimento geral da sua marca.

3- Proposta de Valor

Estabelecer uma marca como um editor de conteúdo confiável exige que você defina a proposta de valor da sua marca. Você teria que definir o valor exclusivo que está oferecendo ao seu público. O que faz você se destacar dos outros em termos de conteúdo. Além disso, você também precisa determinar os canais de conteúdo que podem contribuir para o crescimento geral da sua marca.

A maioria das marcas dá menos importância aos criadores de conteúdo, mas eles replicam a estratégia de criação de conteúdo de seus concorrentes. Depois de decidir qual será sua mídia para se comunicar com o público, é necessário olhar para os criadores de conteúdo do seu nicho como concorrentes . Nesse sentido, o material sem marca, revistas online e outros blogs influentes podem ser seus concorrentes.

4- Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico tem tudo a ver com as maneiras que podem ser implantadas para atingir as metas. Isso tornará todo o seu processo de formulação de estratégia simplificado. Você precisa ter certeza de como a estratégia de marketing de conteúdo permitirá que você alcance seu público. Junto com isso, há também a necessidade de saber como você vai entregar o conteúdo ao seu público.

Além disso, ao posicionar sua marca, também é necessário pesquisar o cenário dos concorrentes. Nesse sentido, você precisa saber como seus concorrentes comercializam suas marcas. Agora, vamos saber como desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo robusta que certamente pode permitir que você se diferencie dos outros.

Plano de estratégia de conteúdo digital

As melhores práticas de marketing de conteúdo incluem todos os planos necessários para atingir os objetivos da marca. Por aqui, você precisa antecipar os desafios e dificuldades que podem surgir como um obstáculo em seu caminho. Abaixo está um guia sobre o plano e a execução da estratégia de conteúdo.

Planeje sua estratégia de conteúdo

Auditar seu conteúdo

A auditoria de conteúdo é a chave para determinar as áreas em que você se destaca dos demais e os segmentos em que há chance de melhoria. Você pode se surpreender ao saber que existem 1,6 bilhão de sites e cerca de 70 milhões de postagens de blog são publicadas todos os meses. Isso significa que as informações disponíveis na internet são abundantes. A criação de conteúdo que não pode ser sincronizado com o público definido apenas drenará seus recursos.

Para isso, você precisa coletar seu conteúdo já publicado e fazer as alterações apropriadamente para obter resultados positivos. Você teria que analisar os conjuntos de dados, seja conteúdo textual, vídeos, podcasts ou qualquer outra forma de conteúdo, para interagir com o público. Você poderá descobrir que tipo de conteúdo atrairá o público para sua marca. Por esse motivo, uma auditoria de conteúdo é uma linha de base antes de reformular seus fundamentos de estratégia de marketing de conteúdo.

Defina seu público

Não há dúvidas de que encontrar o público certo para o conteúdo que você deseja criar é certamente a única saída. Você precisa atraí-los para suas peças de conteúdo para beneficiar seus negócios. Só é possível entendendo seu estilo de vida, problemas, preocupações e o que eles realmente precisam.

Além disso, a noção de que a criação de uma buyer persona é importante é verdadeira e relevante em sua essência. No entanto, também há um ângulo diferente para abordar a situação, porque o público não é apenas um monte de compradores. Um público é um grande grupo de pessoas que interagem com uma marca muito antes de fazer compras. Portanto, você teria que criar o conteúdo que seu público está procurando.

Desenvolva um plano editorial forte

O desenvolvimento de um plano editorial de conteúdo permitirá alocar os recursos com eficiência. Você será capaz de agilizar o fluxo de trabalho e definir suas expectativas de acordo. Abaixo está listado nosso plano detalhado de marketing de conteúdo.

Crie conteúdo editorial forte

Priorize suas ações

O planejamento eficiente da estratégia de conteúdo digital passa pela priorização. Quanto mais planejado você estiver para identificar as tarefas, mais eficientemente elas serão concluídas com base em prioridades. Além disso, ajudará você a proteger sua estratégia de grandes falhas, e haverá espaço para experimentar diferentes maneiras de potencializar o conteúdo para obter os resultados desejados.

Conteúdo relevante

Agora, você precisa descobrir os tópicos que podem ser do interesse do seu público. Você pode usar uma ferramenta diferente para essa finalidade. Uma dessas ferramentas é a ferramenta de pesquisa de palavras-chave , que permitirá que você saiba o que seu público está procurando. Ele também permitirá que você encontre palavras-chave de cauda longa que podem fornecer uma visão mais profunda do que o público está realmente procurando. Por aqui, há a necessidade de criar grupos de tópicos, subtópicos e os assuntos que precisam ser abordados.

Depois de criar os tópicos certos, é necessário formatar adequadamente sua estrutura de conteúdo e criar um calendário de conteúdo para facilitar a determinação do que precisa ser publicado e quando é necessário abordar esse tópico.

Encontre o propósito para produzir conteúdo

Antes de pular para a fase da estratégia de criação de conteúdo, é necessário determinar por que você precisa produzir o conteúdo e para qual finalidade ele serviria. Você precisa ter certeza de que o conteúdo é inflow e criá-lo quando ele pode realmente capturar a atenção do público. Por exemplo, criar conteúdo para o Natal em junho ou julho seria inútil. O conteúdo será drenado e não teria nenhum potencial.

Crie conteúdo amigável para SEO (Motor de Otimização de Busca)

Quase mais de 40% do tráfego da web é gerado por meio de pesquisa orgânica. Por esse motivo, é necessária a otimização do conteúdo do ponto de vista de SEO. Você precisa criar conteúdo para os usuários, mantendo suas necessidades em mente. Quanto mais amigável for o seu conteúdo, maiores são as chances de ter uma classificação alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Junto com isso, há a necessidade de tornar o conteúdo único e envolvente. O tom do conteúdo e a pontuação de legibilidade devem ser consistentes.

Reaproveite seu conteúdo

Depois de publicar o conteúdo, você pode torná-lo mais atraente para os leitores com um formato diferente. Por exemplo, você pode adicionar infográficos, apresentações de slides ou vídeos para dar um novo propósito ao conteúdo. Se você tiver uma ideia ou uma amostra sobre que tipo de visual pode atrair seu público, uma ferramenta de pesquisa por imagem pode ajudá-lo nesse sentido, pois encontra imagens visualmente semelhantes na web. Além disso, há também a opção de criar apresentações de slides. A criação de trechos utilizáveis ​​e imagens informativas também não é uma má opção.

Obtenha conteúdo prático gerado pelo usuário

A inclusão de gerado pelo usuário (user-generated) em sua narrativa também é uma ótima opção para expandir sua marca com uma forte reputação. Você pode adicionar legitimidade ao seu conteúdo com avaliações, vídeos e comentários. Também é fácil reunir conteúdo gerado pelo usuário, o que economizará seu tempo. As informações dos concorrentes também podem lhe dar uma ideia sobre como adicionar informações relevantes.

Conclusão

Os meios que estão sendo utilizados para entregar o conteúdo estão sempre em uma fase de constante evolução. Junto com isso, os princípios fundamentais do marketing também estão mudando com o passar do tempo. Portanto, a única maneira de desenvolver uma estratégia de conteúdo de site forte é possível por meio de um guia de marketing de conteúdo confiável.

A formulação de um plano de marketing de conteúdo não é fácil. Em vez disso, requer esforços e pesquisas intensivas no mercado relevante e direcionado. 


sair um comentário
Por favor, poste seus comentários aqui.