Codificador / decodificador de URL Online

As melhores ferramentas grátis para melhorar o seu SEO!

Codificador / decodificador de URL

Digite o texto que você deseja codificar ou decodificar:



Sobre Codificador / decodificador de URL

Como usar o codificador / decodificador de URL


A codificação de URL é geralmente usada quando o navegador envia dados para um servidor da web. Você pode usar nossa ferramenta para codificar URL ou decodificar automaticamente uma string de texto para interoperabilidade global.

Etapa # 1: copie e cole o URL ou string de texto que deseja codificar ou decodificar.
Etapa 2: Codifique o texto: 'Símbolos reservados' serão transformados em símbolos '%' e valores hexadecimais de dois dígitos.
ou

Decodifique o texto: a string sem sentido será excluída e o texto será transformado em um formato legível.

Por que devo usar o codificador / decodificador de URL?
A codificação e a decodificação de URLs, comumente conhecidas como 'codificação de porcentagem', alteram uma string para respeitar os regulamentos impostos pela especificação do Uniform Resource Locator.

A especificação do localizador universal de recursos RFC 1738 determina que apenas um pequeno conjunto de caracteres é frequentemente empregado em uma estrutura do localizador universal de recursos.
 
Esses caracteres são: letras maiúsculas (A a Z), letras minúsculas (a), dígitos (0 a 9), bem como vários símbolos "reservados" (cifrão, sublinhado, ponto final, fechamento / abertura) colchetes, aspas simples , asterisco, exclamação, sinal de mais e travessão).

Todos os caracteres ofensivos devem ser substituídos por%, seguido pelo valor hexadecimal de dois dígitos representado pelo símbolo no conjunto de caracteres ISO (por exemplo, @ torna-se% 40); caso contrário, você pode ter problemas ao tentar passar informações por meio de um URL.

Por que construímos esta ferramenta?


No passado, as pessoas codificavam manualmente os caracteres especiais em sua string de codificação. Essa era uma tarefa tediosa que geralmente resultava em erro humano. Construímos esta ferramenta para ajudá-lo a codificar / decodificar URLs em segundos.

O que é codificação de URL?


A codificação de URL refere-se à codificação de certos caracteres em um Uniform Resource Locator (URL). A codificação de URL é um processo de duas etapas: a sequência de caracteres é codificada em uma sequência de bytes e, em seguida, cada byte que não é uma letra ASCII ou um dígito também é convertido em um valor hexadecimal do byte.

Quais são os personagens reservados?
Às vezes, os caracteres reservados têm significados especiais e a codificação de URL permite que eles mantenham suas sequências de caracteres especiais. Em outras palavras, se um caractere reservado tem uma finalidade reservada em um determinado contexto, o esquema de URL determina que ele seja codificado em uma URL.

Uma codificação de URL converte o caractere em seu valor de byte correspondente em ASCII. Este novo valor (dois dígitos precedidos de%) será usado na URL em vez do caractere reservado.

Qual é o propósito dos personagens reservados?


Aqui está uma lista de caracteres reservados, sua finalidade e codificação:

Personaje

Personaje Finalidade do URL Codificação de caracteres
/ Usado para separar domínios e diretórios % 2F
# Âncoras separadas %23
+ Indique um espaço % 2B
% Indica um caractere codificado %25
@ Separe os detalhes do usuário e passe o domínio %40
: Protocolo separado do endereço % 3B
<space> Espaço, não recomendado em URLs. + o% 20
? Sequência de consulta separada % 3F

 

 

Quando devo codificar o URL?


A rigor, você deve sempre codificar a URL, especialmente se o seu link ou texto contiver caracteres não alfabéticos, números ou caracteres especiais que são usados ​​fora do seu contexto normal.

O URL deve codificar caracteres não reservados?
Caracteres não reservados (maiúsculas e minúsculas, dígitos e símbolos '-', '_', '.', '~') Podem ser codificados, mas não devem ser codificados.