Digite o texto que você deseja codificar ou decodificar:
Seonador traz para você a ferramenta de codificador/decodificador de URL online mais inteligente e rápida gratuitamente!
Esta ferramenta de codificador/decodificador de URL on-line é extremamente útil ao adicionar caracteres especiais a um parâmetro de URL que também é conhecido como codificação de porcentagem. O processo de codificação de URL envolve a substituição de caracteres não permitidos por um % (sinal de porcentagem) e dois valores hexadecimais adicionais. Enquanto a decodificação de URL funciona, se você quiser saber uma campanha de e-mail ou a fonte do boletim informativo.
A ferramenta de codificador/decodificador de URL on-line gratuita Seonador funciona quando você adiciona uma sequência de texto no espaço fornecido neste link https://seonador.com/decodificador-de-url. Então, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão “Codificar” ou “Decodificar”, e ele mostrará os resultados instantaneamente.
Isso será útil quando você quiser transformar o URL JavaScript codificado com um texto pouco legível em um texto mais legível. A URL normalmente contém uma letra ou caractere não alfa numérico que será codificado em “%” (símbolo de porcentagem), seguido por alguns textos alfanuméricos. Em seguida, os espaços em branco em um texto serão codificados pelo símbolo “+”.
Os URLs só podem ser transportados para a Internet usando o conjunto de caracteres ASCII. Como esses URLs vêm com caracteres fora do conjunto ASCII, o URL precisa ser convertido em um formato ASCII utilizável. Essa codificação de URL é usada para substituir caracteres ASCII não seguros por um sinal de porcentagem (%) seguido por dois dígitos hexadecimais. A codificação de URL substitui um espaço por um sinal de mais (+) ou por %20.
A codificação de URL geralmente é usada na string de consulta ou também conhecida como Uniform Resource Identifier (URI). Os usuários realmente querem usar a codificação de URL nos símbolos especiais. Esta ferramenta de codificador/decodificador de URL on-line gratuita fará o trabalho se você quiser que seu URL seja codificado ou decodificado.
A especificação de URL RFC 1738 afirma que apenas um pequeno conjunto de caracteres pode ser usado em uma URL. Esses personagens estão listados abaixo:
A a Z (ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ) | – (Hífen ou Traço) |
a a z (abcdefghijklmnopqrstuvwxyz) | _ (Sublinhado) |
0 a 9 (0123456789) | . (Período) |
$ (Cifrão) | ! (Exclamação ou Bang) |
+ (sinal de adição) | * (Asterisco ou Estrela) |
((Abra o suporte) | ' (Citação única) |
) (Suporte de Fechamento) |
A codificação de URL online ou codificação de porcentagem, é um procedimento para codificar informações específicas em um URI (Uniform Resource Identifier) em situações definidas. Embora seja amplamente conhecido como codificação de URL, em geral, é usado dentro do conjunto principal do Uniform Resource Identifier (URI), que contém o Uniform Resource Locator (URL) e o Uniform Resource Name (URN).
Essa codificação de URL online também é utilizada na preparação de dados e no envio de dados de formulário HTML em solicitações HTTP.
Todos os caracteres que precisam ser alterados são substituídos por um sinal de porcentagem (%) e um valor hexadecimal de dois dígitos que significa o caractere no conjunto de caracteres ISO apropriado. Abaixo estão listados alguns exemplos:
$ (Cifrão) torna-se %24 | + (mais) torna-se %2B |
& (E comercial) torna-se %26 | , (Vírgula) torna-se %2C |
: (Dois pontos) torna-se %3A | ; (ponto e vírgula) torna-se %3B |
= (Igual) torna-se %3D | ? (ponto de interrogação) torna-se %3F |
@ (Comercial A / At) torna-se %40 |
Os caracteres aceitáveis em um URI são reservados ou não reservados (ou um sinal de porcentagem como parte de uma codificação de porcentagem). Caracteres reservados referem-se a caracteres que podem ter um significado especial. Um bom exemplo disso é um caractere de barra que é comumente usado para separar diferentes partes de uma URL. Por outro lado, caracteres não reservados não têm significados especiais.
Ao usar a codificação de porcentagem, os caracteres reservados são representados usando arranjos de caracteres exclusivos. Os conjuntos de caracteres reservados e não reservados e as condições sob as quais determinados caracteres reservados têm significado especial mudaram marginalmente com cada modificação das especificações que gerenciam URIs e esquemas de URI.
Quando um determinado caractere do conjunto reservado tem um significado especial em um determinado contexto e um esquema de URI diz que é importante usar esse caractere específico para uma finalidade diferente, o caractere deve ser codificado por porcentagem.
A codificação percentual de um caractere reservado geralmente envolve a conversão do caractere em seu valor de byte correspondente em ASCII e, em seguida, a representação desse valor como um par de dígitos hexadecimais. Os dígitos antes de um sinal de porcentagem (%) são usados no URI no lugar do caractere reservado. E para aqueles que são caracteres não ASCII, normalmente é convertido para seu arranjo de bytes em UTF-8, e então cada valor de byte é representado como mencionado acima.
Os caracteres reservados que não têm finalidade reservada em um contexto específico também podem ser codificados por porcentagem, mas não são semanticamente diferentes daqueles que não são. Vamos ter isso como exemplo: “/” ainda é considerado um caractere reservado, mas geralmente não tem propósito reservado, a menos que um determinado esquema de URI diga o contrário. Esta é a razão pela qual um caractere não precisa ser codificado por porcentagem quando não tem um propósito reservado.
URIs que diferem apenas se um caractere não reservado é codificado por porcentagem ou aparece literalmente são equivalentes por definição, mas os mainframes URI nem sempre podem distinguir essa semelhança. Para máxima interoperabilidade, os criadores de URI são desencorajados a codificar por cento caracteres não reservados.
Como o caractere de porcentagem (%) já serve como sinal para octetos codificados por porcentagem, ele deve ser codificado como “%25” para esse octeto para que o usuário possa usar como dados em um URI.
Muitos esquemas de URI envolvem a representação de dados arbitrários, como um endereço IP ou um caminho de sistema de arquivos escolhido, como componentes de um URI.
As especificações do esquema de URI devem fornecer um mapeamento claro entre os caracteres de URI e todos os outros valores de dados possíveis que estão sendo representados por esses caracteres.