Insira um URL
A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o seu domínio ou IP está efetivamente riscado como SPAM e incluído em uma lista negra ou listas negras.
Para verificar se seu domínio ou IP está na lista negra ou múltiplo, recomendo a ferramenta que uso com meus clientes. Essa ferramenta se chama Pesquisa de Lista Negra (https://seonador.com/pesquisa-na-lista-negra). Uma vez nela, você vai para a lista negra e insere seu domínio ou IP.
Você vai para a ferramenta. Uma vez lá, você insere seu domínio ou IP e clica em Blacklist Check. Como você pode ver nesta imagem.
Nesse caso, usei meu próprio domínio.
Verificar spam de domínio IP Após clicar no botão, aparecerá uma lista das listas negras mais frequentes. Basta aparecer em um deles, você já está frito e suas campanhas irão para a bandeja de SPAM.
Lembre-se: se você usa gerenciadores de email marketing externos, o que pode ser colocado na lista negra é o seu domínio. Por outro lado, se você instalou um programa para enviar e-mails em massa em seus servidores, pode ser seu domínio e IP. Este segundo eu nunca recomendo. O melhor de tudo é que você contrata os serviços de gerentes de e-mail marketing externos respeitáveis, como Mailchimp, Mailrelay, Aweber, Getresponse, ActiveCampaign, e esquece de gerenciá-los você mesmo. Eles são os especialistas em transmitir sua mensagem.
Verifique o spam do domínio IP no meu caso, seguindo estratégias e, claro, permissão, você pode ver que não estou listado em nenhuma lista negra.
Meu domínio não é considerado SPAM na Internet porque segue uma estratégia pensada e desenvolvida por e para agregar valor e nunca incomodar meus potenciais clientes.
Além disso, cada um dos e-mails que tenho em meu banco de dados é 100% voluntário. Algo importante Lembre-se de usar as melhores práticas. Você pode não estar listado ou riscado como SPAM agora, mas pode não estar tão cedo. Devemos prevenir. Além disso, não se esqueça que as pessoas odeiam ser vendidas. Devem ser eles que encontram em você a única solução para seus problemas ou necessidades e estão ansiosos para receber suas campanhas.
Agora coloco o seguinte caso de uma empresa que, ironicamente, se dedica ao marketing e que envia publicidade para a minha caixa de correio sem ter pedido.
Não conheço essa empresa de jeito nenhum. É um exemplo simples. Onde suas campanhas vão parar? Logicamente para a pasta SPAM e não porque eu os enviei, mas porque eles já estão listados e vão sozinhos.
É irônico que essa empresa seja dedicada ao marketing, certo? Se eu colocar seu domínio na ferramenta, me parece que ele está listado em muitas outras listas negras.
Verificar spam de domínio de IP Agora, se por acaso você escolheu o caminho de configurar seu próprio gerenciador de email marketing em seus servidores (novamente não recomendo), além de colocar seu domínio, você também deve verificar seu IP. Assim como no domínio, aparecerá uma lista onde você poderá ver se esse IP está incluído em uma lista negra.
Se o seu domínio não aparecer em nenhuma lista negra, meus sinceros parabéns. Cuide da sua reputação. Lembre-se que leva anos para construí-lo e minutos para perdê-lo. Agora, se o seu domínio está incluído em alguma lista de SPAM, infelizmente, você não pode fazer muito. Eu certamente não tenho uma solução para isso. Ouvi dizer que você pode entrar em contato com essas listas e pedir para ser removido delas. Além disso, se você está em um, é porque fez algo errado, consciente ou inconscientemente. Em vez de procurar uma maneira de apagar "suas más práticas", comece a mudar sua visão do marketing por e-mail e da "reforma".